Forum Liberdade e Democracia

nos acompanhe:

Facebook
Instituto de Formação de Líderes
22 de Outubro de 2016

08:00 às 16:30hs

Transamérica Expo Center Av. Dr. Mario Vilas Bôas Rodrigues, 387 - Santo Amaro São Paulo - SP

Prêmio Liberdade 2016

Deltan receberá o Prêmio Liberdade

Deltan Dallagnol

O procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, receberá o Prêmio Liberdade 2016 em nome da força-tarefa responsável pela Operação Lava Jato. O prêmio reconhece anualmente personalidades que estão realizando ações relacionadas com a construção de um Brasil mais transparente e justo, respeitando os valores de liberdade, livre mercado e Estado de Direito.

Prêmio Luís Gama - 2016

Fernando Holiday será homenageado

Fernando Holiday

O coordenador nacional do Movimento Brasil Livre e agora vereador eleito pela cidade de São Paulo, Fernando Holiday, será homenageado no 3º Fórum Liberdade e Democracia de SP. Com apenas 20 anos, Fernando foi um dos protagonistas dos movimentos de rua que lideraram os protestos a favor do impeachment, de mais liberdade, menor intervenção estatal e fim da corrupção.

Palestrantes e Mediadores

VÍT JEDLICKA

VÍT JEDLICKA

Nascido em Hradec Králové, atual República Tcheca, é um político e ativista, que ganhou projeção mundial ao fundar e se tornar o primeiro Presidente de Liberland, estado localizado na fronteira entre a Sérvia e a Croácia, cujo território, de aproximadamente 7 km², jamais foi reclamado por qualquer país. Em 13 de abril de 2015, Vít aproveitou esta oportunidade e formou o novo estado, que se caracteriza pela ampla liberdade pessoal e econômica garantida aos seus cidadãos e pela forte limitação do poder político. É graduado em Economia pela Charles University e em Relações Internacionais pela University of Economics e possui mestrado em Ciência Política pela Cevro Institute of Prague.

HÉLIO BELTRÃO (MEDIADOR)

HÉLIO BELTRÃO

É fundador e presidente do Instituto Mises Brasil, destacada associação voltada à produção e à disseminação de estudos econômicos e de ciências sociais que promovam os princípios de livre mercado e de uma sociedade livre. Também é fundador e membro do conselho consultivo do Instituto Millenium, membro do conselho de administração do Grupo Ultra, da Le Lis Blanc, da Artesia Investimentos, do conselho consultivo da Ediouro Publicações e da Lab SSJ. Graduado em finanças com MBA pela Columbia University, em Nova Iorque, foi executivo do Banco Garantia, Mídia Investimentos e da Sextante Investimentos.

DIOGO COSTA

DIOGO COSTA

É CEO do Indigo – Instituto de Inovação e Governança, uma iniciativa do Livres/PSL, que tem como objetivo realizar estudos e pesquisas em políticas públicas no Brasil. É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis e Mestre em Ciência Política pela Columbia University de Nova Iorque. Trabalhou com pesquisa em políticas públicas para o Cato Institute e para a Atlas Economic Research Foundation em Washington/DC. Foi Presidente do Instituto Ordem Livre e Professor de Relações Internacionais do IBMEC/MG.

MARCUS VINICIUS DE FREITAS (MEDIADOR)

MARCUS VINICIUS DE FREITAS

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, com Mestrados em Direito (LL.M.) pela Cornell University (Ithaca, New York) e Economia e Relações Internacionais (M.A.) pela The Johns Hopkins University School of Advanced International Studies – SAIS (Washington, DC). Ex-bolsista da Organização dos Estados Americanos no período de 1996 a 1999.
A experiência profissional em Washington, DC, incluiu o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Occidental Petroleum Corporation, onde trabalhou na área de assuntos governamentais. Anteriormente, trabalhou no Centro Empresarial Latino-Americano da Ernst  . Young em São Paulo, Brasil e Chicago, Illinois.
Presidiu a Medmundo do Brasil, um investimento do Grupo Cisneros em comércio eletrônico entre empresas (B2B), na área de saúde, e a Global Trader International, uma empresa de consultoria em comércio internacional. Foi sócio do Escritório Cerqueira Leite Advogados, em São Paulo, Brasil, responsável pela área internacional e membro do Conselho de Fraga, Bekierman   Pacheco Neto Advogados, responsável pela área de contratos internacionais e assuntos governamentais. Foi Diretor Administrativo da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP). Atualmente, é Diretor de Desenvolvimento de Mercados Emergentes da Obelisk International.
Presidiu o Diretório Municipal do Partido Progressista em São Paulo (2008-2015) e candidato a Vice-Governador do Estado de São Paulo pela mesma legenda em 2010, quando obteve 1.3 milhões de votos.
Leciona Direito Internacional, Relações Internacionais e Negócios Internacionais nos cursos de graduação e pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, onde foi o Coordenador do Curso de Relações Internacionais. Fluente em português (nativo), inglês, espanhol e francês, é também "Senior Non-Resident Fellow" da OCP Policy Center, em Rabat, Marrocos e "Visiting Fellow of Practice" (Professor Visitante) da Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford.
Escreve sobre várias áreas do Direito Internacional, com particular interesse em questões do comércio internacional, inserção internacional do Brasil, BRICs, União Européia, Estados Unidos e América Latina.
Contribui frequentemente como analista internacional na Bandnews, Record News, CBN e Jovem Pan.

GIL GIARDELLI

GIL GIARDELLI

É Web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação. Por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil através de suas palestras, aulas e conteúdo compartilhado nas mídias sociais. Professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, INEPAD-USP e da FIA-LABFIN/PROVAR. Conferencista em centenas de eventos como TEDx, EducaRede, RioInfo, The Economist Insights em empresas e instituições como Apple, Nestle, SEBRAE, Grupo Globo, Google, Bradesco, Itaú, VIVO e como speaker note em Chicago, Manchester, Londres, Madri, Ruanda, Buenos Aires, Santiago, Punta Cana entre outras.

MARCOS TROYJO

MARCOS TROYJO

É diretor do BRICLab na Columbia University, em Nova Iorque, um fórum sobre Brasil, Rússia, Índia e China. É Professor-adjunto da Columbia-SIPA, School of International and Public Affairs, colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo e colaborador regular da mídia eletrônica e impressa no Brasil e no mundo, com destaque para Financial Times, The World Financial Review, The Huffington Post e CNN en Español. É graduado em Ciência Política e Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Sociologia das Relações Internacionais também pela USP.

ADRIANO GIANTURCO

ADRIANO GIANTURCO

É professor do IBMEC-MG, onde ensina Ciência Política, Política Econômica Internacional e História do Pensamento Econômico. PhD em Teoria Política e Econômica pela Universidade de Genova. Autor do livro “O empreendedorismo de Israel Kirzner”. Autor de publicações sobre Bruno Leoni; Israel Kirzner; Abstencionismo e votos brancos; Democracia e envolvimento; etc. Membro do Laboratório de Análise Política (LAP) da LUISS de Roma; Fellow do Competere Institute; Centro Tocqueville-Acton; e membro do Comité Científico da Revista Acadêmica Mises. Seus artigos saíram na Folha, Estado de São Paulo, Estado de Minas, Correio Braziliense, Gazeta do Povo, Hoje em Dia, La Stampa, Il Tempo, The Freeman, etc.

CLAUDIO MANOEL

CLAUDIO MANOEL

Humorista, ator, produtor, roteirista e diretor, entrou para a equipe da revista Casseta Popular em 1980. A revista foi um ícone dos anos 1980 em todo o Rio de Janeiro e mais tarde alcançou o resto do país, graças à união com os redatores do Planeta Diário. Juntos, lançaram a revista Casseta & Planeta que até hoje serve como inspiração para diversos periódicos e sites de humor. Foi membro do programa humorístico Casseta & Planeta Urgente que, durante anos, alcançou enorme sucesso na programação da Rede Globo.

LEANDRO NARLOCH (MEDIADOR)

LEANDRO NARLOCH

É um jornalista e escritor brasileiro, mestre em filosofia pela Universidade de Londres. Autor dos livros: Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, Guia Politicamente Incorreto da América Latina (coescrito por Duda Teixeira), Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo e no ano passado lançou o último livro da série: Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira. Narloch mantém a coluna O Caçador de Mitos no site da revista Veja.

ANA AMÉLIA LEMOS

ANA AMÉLIA LEMOS

Ana Amélia é atual senadora do Rio Grande do Sul pelo Partido Progressista.
Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), deixou o jornalismo depois de quase 40 anos trabalhando nessa área, dos quais 33 na RBS.
Nos cinco primeiros anos de mandato, foi escolhida pelos jornalistas no prêmio Congresso em Foco entre os dez melhores senadores de 2011, 2012, 2013 e 2015 (em 2014 não houve premiação) além de ser indicada entre os cinco melhores parlamentares em outras categorias do prêmio (defensora dos municípios, em 2011; defensora dos servidores públicos e dos aposentados e defesa do consumidor, em 2012; parlamentares que mais atuam em defesa da educação, em 2013; e entre os cinco parlamentares que mais atuaram em defesa do setor agropecuário, em 2015). Foi indicada entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) em 2012, 2013, 2014 e 2015. Em 2013, também foi apontada pelo Diap como a parlamentar mulher mais influente no Congresso Nacional. Ficou na 18ª colocação entre todos os 594 parlamentares e foi apontada também como a mais influente entre os 34 gaúchos no parlamento.

JAIR BOLSONARO

JAIR BOLSONARO

Jair Bolsonaro é um militar da reserva e deputado federal. Está em sua sétima legislatura na Câmara dos Deputados do Brasil, eleito pelo Partido Progressista. Foi o deputado mais votado do estado do Rio de Janeiro naseleições gerais de 2014. Bolsonaro também foi titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e da de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, além de ter sido suplente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

JOEL PINHEIRO (MEDIADOR)

JOEL PINHEIRO

Mestre em filosofia pela USP, ensaísta e responsável pela comunicação do Partido NOVO.

FÁBIO OSTERMANN

FÁBIO OSTERMANN

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também estudou Economia e fundou o Núcleo de Extensão em Direito, Economia e Políticas Públicas (NEDEP). Graduado em Liderança para a Competitividade Global pela Georgetown University (EUA) e em Políticas Públicas pela Leadership Academy for Development (Stanford/Johns Hopkins University). Mestre em Ciências Sociais, área de concentração Ciência Política, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), já proferiu palestras sobre temas relacionados a política e economia em 8 países e 16 estados brasileiros.
Foi Fellow na Atlas Economic Research Foundation (Washington, DC), Diretor Executivo do Instituto Liberdade, Diretor de Formação e Conselheiro Fiscal do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade, tendo sido o primeiro presidente de seu Conselho Consultivo, Diretor Executivo do Instituto Ordem Livre e Coordenador Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), entidade da qual foi o fundador, Diretor Executivo da Fundação Educacional do Partido Social Liberal (PSL) e candidato a Prefeito de Porto Alegre pelo mesmo partido. É Professor na Faculdade Campos Salles, associado honorário do IEE e Presidente Estadual do PSL/RS.

HENI OZI CUKIER

HENI CUKIER

Heni Ozi Cukier é cientista político, professor e palestrante. Cukier é formado nos Estados Unidos em Filosofia e Ciências Políticas, é mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University (Washington, DC) e professor de Relações Internacionais da ESPM.
Nos Estados Unidos, trabalhou no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU); na Organização dos Estados Americanos (OEA); e na think tank Woodrow Wilson Center, dentre outras organizações americanas.
É fundador do Insight Geopolítico, consultoria de análise de risco político internacional, e autor do blog “Risco Político Global”, do portal da Revista Exame. Frequentemente analisa e debate os riscos e problemas políticos nacionais e internacionais como convidado dos maiores veículos de mídia do Brasil.
Cukier tem ajudado empresas, executivos e empresários a conquistar mercados, posicionamento e objetivos estratégicos. Sua metodologia multidisciplinar baseada na política, estratégia militar e estudos de poder oferece uma visão completa do tabuleiro do xadrez global.

RAIAM DOS SANTOS

RAIAM DOS SANTOS

Escritor best-seller, jogador de futebol americano e ex-apresentador de TV brasileiro. Antes de se lançar como escritor, atuou como kicker e punter no Flamengo, no Pennsylvania Quakers e na Seleção Brasileira de Futebol Americano. Também foi comentarista e apresentador de programas de futebol americano nos canais esportivos Esporte Interativo e ESPN. Sua interessante história de vida foi documentada nos programas Expresso do Esporte (Sportv) e Esporte Espetacular (Rede Globo). Seu primeiro livro Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo De Uma Geração foi um dos livros digitais mais vendidos do Brasil no ano de 2015. Raiam também publicou outros três livros: Missão Paulo Coelho, Turismo Ousadia e Wall Street: O Livro Proibido.

ARTHUR DO VAL

ARTHUR DO VAL

Empresário do setor de reciclagem de aço, estudou Engenharia Química na Escola de Engenharia Mauá. Criador do canal "Mamaefalei" que aborda temas polêmicos e mostra em campo as contradições do pensamento de quem milita contra as liberdades, ainda que sem notar.